terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cães agressivos... Porque?

A agressividade é provavelmente a razão mais comum pela qual um cão saudável é sacrificado. Às vezes, esquecemo-nos que os cães são predadores e podem causar ferimentos sérios e até mesmo fatais. Um cão agressivo é assustador. O seu cão, por mais bem tratado que seja, pode ficar agressivo. Conheça as possíveis causas disso e controle melhor a situação. Muitas pessoas têm uma ideia errada sobre a agressividade canina. Acreditam que determinadas raças nunca se tornam agressivas, ou que o cão tratado só com amor e carinho jamais morderá ou será agressivo. Neste artigo explico como surge um comportamento agressivo, quais tipos e por que se desenvolve.

Raça e linhagem
"A culpa é da raça ou da maneira como o cão foi criado?" Na verdade, a resposta não é simples - um ataque pode ser determinado por vários factores. Não há raça canina sem indivíduos agressivos. Isso não quer dizer que uma raça não seja, em média, mais agressiva ou dócil que outra. Outro facto são as diferentes linhagens de uma mesma raça, cujos exemplares podem ser mais mansos ou mais agressivos do que a média. Por isso, às vezes, ao querer prever o comportamento futuro do filhote, é mais importante conhecer o comportamento típico da sua linhagem do que a sua raça.

Influência da criação
O modo como lidamos com o cão influencia muito o comportamento dele. A boa educação pode controlar a tendência a uma agressividade maior e a má educação pode tornar perigoso um cão pouco agressivo.

Amor e carinho não bastam
Para controlar a agressividade dos nossos cães e evitar acidentes, muitas vezes graves, devemos estar cientes de que a educação correta envolve muito mais do que amor e carinho.

De onde vem a agressividade?
Para a maioria das espécies, a agressividade é fundamental. Fazem, por meio dela, a defesa do território, dos seus parceiros sexuais, dos filhotes, da comida e até da posição hierárquica. Na grande maioria dos animais, o comportamento agressivo é inato, pelo menos em parte, e pode aflorar somente em algumas situações ou fases da vida. É o caso dos cães machos que, na puberdade, começam a brigar com outros cães machos. E dos filhotes que se tornam agressivos ao disputarem uma "maminha" da mãe ou ao tentarem garantir que o sono não seja perturbado pelos irmãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário