terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tipos de agressividade canina

Podemos dividir o comportamento agressivo em classes, para melhor entendê-lo e controlá-lo. Independentemente dos critérios adoptados, em geral as classificações assemelham-se.

Agressividade territorial
Normalmente, um cão fica mais agressivo no território dele, para defendê-lo. Muitos cães aceitam um outro cão quando estão num espaço neutro, mas passam a atacá-lo se ele entrar no território deles ou ameaçar entrar.

Agressividade possessiva
Manifesta-se quando alguém se aproxima de um objecto, de um animal ou de uma pessoa de quem o cão tem “ciúmes”. Ocorre, por exemplo, quando ele está com algo que considera valioso, como um osso com pedaços de carne. Acontece também quando uma visita abraça ou cumprimenta o dono do cão.

Agressividade por medo ou dor
Às vezes, para se defender, o cão pode atacar o agressor. Ou, ameaçá-lo mostrando os dentes e rosnando, para evitar que este chegue demasiado perto. Um cão com dor, com medo que um outro animal ou pessoa se aproveite dessa vulnerabilidade, tende a ser agressivo. Esse é o principal motivo que leva os cães atropelados a atacar a pessoa que tenta socorrê-los.

Agressividade por dominância
Serve para mostrar quem manda. Costuma acontecer quando é questionada ou contrariada a dominância de um cão que se considera líder do grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário