sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Identificação electrónica, Obrigatório!

Desde o dia 1 de Julho de 2008 a aposição de microchip foi obrigatória para todos os cães nascidos após essa data. A Identificação Electrónica é um dos meios usados desde há 15 anos no continente europeu para diminuir a perda ou roubo de cães e gatos, consistindo na colocação sob a pele do animal de um microchip com um número de identificação único no mundo registado numa base de dados, que contem o seu contacto.

É muito eficaz no caso de furtos  ou perdas de animais. O microchip tem as dimensões aproximadas de um grão de arroz não constituindo incómodo para o animal. Este chip é colocado  de forma indolor com uma agulha lateralmente ao pescoço do animal tornando impossível a sua detecção (excepto com o uso de um leitor próprio) e remoção.

É uma espécie de bilhete de identidade para cada animal, chip esse que guardará informações sobre o seu dono, nomeadamente a morada e dados relativos ao próprio registo do cão. Pode ser uma medida para acautelar, por exemplo, as raças caninas perigosas e uma forma mais directa de responsabilização dos donos. Se o seu cão por algum motivo der uma escapadela não se preocupe, poderá ser encontrado se tiver o chip. Por isso já sabe... faça a identificação electrónica do seu cão, ele agradece! Eu já fiz, e você?

Sem comentários:

Enviar um comentário