quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sozinho em casa!

Os cães são animais de companhia, mas as vezes, precisamos deixá-los sozinhos em casa. Não há nada de mal nisso, eles são capazes de ficar em bem sozinhos. Mas devemos ensiná-los, acostumá-los a ficar da melhor maneira possível. Eles têm pouco a fazer, principalmente na nossa ausência (nós somos o entretenimento deles). Alguns aproveitam para dormir uma soneca, outros sofrem de tédio, stress ou ansiedade de separação.

Como saber se o seu cão fica bem quando sai de casa?
Alguns animais não deixam dúvidas: móveis roidos, lixo revirado, objetos e papéis roubados ou até mesmo vomito, fezes e urina pela casa. Outros mordem-se a si próprios para “aliviar a tensão”. Há aqueles que demonstram insatisfação ao latir, uivar. Se o cão fica aborrecido, ansioso, deprimido ou se transforma numa máquina de destruição quando fica sozinho, tem de tomar medidas.

Sugestões:
Deixe brinquedos à disposição
Leve-o a passear (de preferencia um longo passeio) imediatamente antes de sair
Brinque muito, canse-o!
Se a sua casa costuma ter a TV ou o rádio ligado constantemente, deixe num canal com volume baixo
Deixe uma peça de roupa sua usada perto do local onde o animal dorme

Mas o mais importante é ensinar um animal a ser independente, acostume-o a ficar sozinho.
Se ele for do tipo “sombra”, isto é, segue-o dentro de casa, feche a porta e deixe-o sozinho por pelo menos 5 minutos. Os cães vivem uma rotina e acostumam-se muito a ela. Depois de ver muitas vezes o dono sair, aprende quais são os sinais de que vai ficar sozinho. Quem tem um cão sabe que eles percebem até quando estamos a fazer as malas para viajar…
Se ainda assim seu animal demonstrar desespero quando ficar só, procure ajuda veterinária.

Sem comentários:

Enviar um comentário